O Plano Numismático para 2025 foi ontem apresentado no átrio das oficinas da Casa da Moeda, num evento aberto ao público onde se deram a conhecer os temas, os autores e os designs das moedas comemorativas portuguesas que serão cunhadas e emitidas ao longo deste ano.
Composto por 12 moedas de coleção e 2 moedas correntes comemorativas, o Plano Numismático para 2025 dá relevo a temáticas tão diversas como os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, os 900 anos do foral de Ponte de Lima, os 50 anos das primeiras eleições em democracia, a figura da Fénix, da série «Heróis e Criaturas da Mitologia», ou a cantora Simone de Oliveira, integrada na série «Músicos Portugueses».
Entre as novidades apresentadas por Rita Assis, diretora de Marketing e Canais da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), destaca-se a nova série alusiva à «Azulejaria Portuguesa», que será composta por cinco moedas comemorativas de formato quadrado que vão incorporar elementos cerâmicos, materializando assim uma inovação numismática com evidente ligação ao tema.
Entre as moedas de coleção, outra novidade prevista para 2025 é a série dedicada aos «Faróis de Portugal», que inicia com uma moeda alusiva ao Farol do Cabo de São Vicente, em Sagres, bem como a nova série dedicada a «Artistas Plásticos Portugueses Contemporâneos», que inaugura com uma moeda que presta homenagem à pintora Paula Rego.
Durante o evento, realizou-se também uma mesa-redonda sobre Moeda, que contou com intervenções de Duarte Azinheira, administrador executivo da INCM, de Paulo Alexandrino, diretor da Unidade de Moeda, de Cláudio Garrudo, diretor de Edição e Cultura, e Sónia Pereira, gestora de inovação, do INCM Lab, com moderação de Tânia Pinto Ribeiro, responsável pela área de Comunicação da empresa.
A sessão, que contou com a presença do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, foi encerrada pela Presidente do Conselho de Administração da INCM, Dora Moita.