A Casa da Moeda acabou de lançar, no dia 21 de novembro, a segunda moeda comemorativa da série «Portugal e o Oriente» (após a moeda “Arte da Laca”, referente ao Japão, ter sido emitida em 2021) e vem homenagear o gosto pela porcelana. Embora um se encontre no extremo ocidental da Eurásia e o outro no extremo oriental, a valorização da porcelana e do seu simbolismo torna-os vizinhos próximos. Esta iniciativa decorreu no Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa.
Portugal e China relacionam-se diretamente há meio milénio, desde que navegadores portugueses chegaram a Malaca. Um dos símbolos mais belos e perenes desse diálogo é, sem dúvida, a porcelana. Esta distingue-se de entre todas as pastas cerâmicas. Branca, translúcida, impermeável, resistente, suave e sonora ao toque, o seu apelo mantém-se irresistível. Os comerciantes portugueses foram dos primeiros a importar porcelana da China, que teve desde logo grande aceitação.
Inspirado nos motivos florais típicos das porcelanas chinesa e portuguesa — bem como nas suas vivências pessoais em Macau —, o multifacetado artista André Carrilho desafiou a equipa técnica da Casa da Moeda a criar uma peça única e inovadora. Com o valor facial de 5,00 €, todos os acabamentos têm ao centro um furo quadrado, remetendo para as conhecidas moedas-amuleto em circulação na China. As moedas de prata e ouro têm realces a cor.
Marcaram presença na sessão de lançamento, entre outros, João Oliveira da Silva, Presidente da Fundação Medeiros e Almeida, o artista André Carrilho, autor da moeda, e Paulo Alexandrino, diretor da Unidade de Moeda da INCM, que falou sobre a série «Portugal e o Oriente», e realçou o facto de esta moeda comemorativa ser a primeira moeda de ouro pintada a ser emitida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.
A versão de acabamento normal foi colocada em circulação pelo Banco de Portugal no passado dia 17 de novembro.Uma moeda comemorativa é uma embaixadora silenciosa, que transporta em si mesma a alusão a eventos ou temas que, pela sua importância, merecem ficar «cunhados» na história.