Produção
A produção de moeda em Portugal divide-se entre o perÃodo do martelo e o perÃodo da prensa.
O primeiro perÃodo vai desde o inÃcio da monarquia até cerca de 1678, altura em que os moedeiros usavam um cunho fixo onde colocavam o disco monetário, para depois martelarem à mão o cunho móvel até este passar o desenho para a nova moeda.
O segundo perÃodo começa em 1678 e dura até hoje. No final do século xvii o fabrico de moeda recebe de braços abertos os balancés de parafuso, enormes prensas que no século xix, passaram a ter ajuda extra das máquinas a vapor.
A casa da moeda comprou à empresa inglesa Boulton and watt Uma das primeiras máquinas a vapor do paÃs, idêntica à usada pela Royal mint De londres. A partir de 1866, foram adquiridas as poderosas prensas monetárias da marca Ulhorn, antepassadas das que ainda hoje cunham circulam.
O processo atual
Desenho e preparação para a gravura
Com o desenho feito, a tarefa passa para as mãos de quem produz as moedas, os «moedeiros».
Hoje em dia, um dos processos mais modernos envolve o uso de scanners 3 d para digitalizar o relevo das esculturas, geralmente feitas em gesso. É aà que se registam todos os detalhes com toda a informação tridimensional do desenho que será cunhado na moeda.
A partir desse momento, são feitos pequenos ajustes de pormenor e simulações para ficar tudo perfeito, para se poder produzir as ferramentas que irão materializar o desenho nas duas faces da nova moeda.
Essas ferramentas chamam-se ferramentas de cunhagem: matriz, punções, cunhos e argolas sendo produzidas utilizando máquinas de alta precisão, que gravam o modelo 3 d num bloco em aço.
As ferramentas de cunhagem
A produção de moedas requer ferramentas especÃficas, como prensas e cunhos, para garantir precisão e autenticidade. Essas ferramentas são essenciais para criar moedas duráveis e seguras.
Estampagem
A produção das ferramentas de cunhagem utiliza aço para estampagem a frio.
|
MatrizA matriz é uma peça única em negativo, a partir da qual são produzidos, por estampagem, os punções. A sua dureza é aumentada graças a tratamentos térmicos. |
|
|
PunçãoO punção é uma réplica em aço macio igual à matriz, mas com os relevos em positivo, muito parecido com a futura moeda. É a partir dos punções endurecidos que se obtêm os cunhos, também por estampagem, de novo com o relevo em negativo. |
|
|
CunhoO cunho é uma peça em baixo‑relevo, com a imagem em negativo, obtida por estampagem a partir do punção. A passagem da matriz aos punções, e destes aos cunhos acontece com a ajuda de uma moderna prensa hidráulica com uma força que pode ir até 1200 toneladas |
|
|
ArgolaA argola é uma ferramenta importante no processo de cunhagem, pois é esta que contém o diâmetro da moeda, impedido a sua expansão e deformação, ao mesmo tempo que marca o bordo com uma serrilha, para que o seu portador possa ter a certeza de que a moeda não foi cerceada, isto é, que não lhe foi retirada nenhuma quantidade de metal (esta segurança é particularmente importante). |
A gravação a laserÉ uma alternativa à estampagem. Neste processo, a gravação é realizada em cunhos lisos, já com as dimensões finais. O tempo do processo de gravação é de várias horas e depende da dimensão do cunho, da complexidade da gravura e do nÃvel de detalhe pretendido. |
 |
Os gravadoresO cunho tem um momento de descanso nas almofadas dos gravadores da casa da moeda, onde estes retocam meticulosamente possÃveis imperfeições e aplicam massa de polimento feita de pasta de diamante. É através do processo manual de polimento e/ou foscagem, que os gravadores preparam os cunhos para os diferentes acabamentos — normal, flor de cunho (FDC), brilhante não circulada (BNC) e prova numismática (proof ). esta parte do processo é assim há centenas de anos. |
A preparação dos discos
Discos metálicosOs discos metálicos em branco, com dimensões e formatos muito aproximados da moeda, são a matéria-prima usada na cunhagem. São fornecidos por várias empresas internacionais certificadas, e podem ser compostos por diversos materiais, como o alumÃnio, aço revestido, por exemplo, a cobre, nÃquel, latão, cobre, prata ou ouro. |
Lavagem/polimento da matéria-prima
Antes de criar as moedas com acabamento especial, os discos, passam por uma limpeza e um polimento rigoroso. Nesse processo, eles são mergulhados em produtos quÃmicos e água e esfregados recorrendo a pequenas peças de aço inox ou porcelana. Tudo isso para garantir um acabamento de altÃssima qualidade. Importa referir que, ao logo deste processo, bem como ao longo de toda a cadeia de produção, as águas e produtos quÃmicos utilizados são devidamente tratados e reutilizados, para minimizar quaisquer impactos nocivos ao meio ambiente. |
Cunhagem
As moedas com acabamento especial são cunhadas em três prensas, duas delas automáticas, mas de baixa cadência, e outra manual, para garantir uma alta qualidade de acabamento.
A limpeza dos discos e cunhos é muito cuidadosa, para não contaminar nada e evitar quaisquer imperfeições. Cada detalhe conta, para criar a
melhor moeda possÃvel!
Pintura
Algumas moedas de coleção são coloridas ou produzidas com pequenos apontamentos de cor.
O método mais habitual é a tampografia. Esse processo possibilita uma ampla variedade de opções de design e cores vibrantes nas moedas de coleção, tornando-as verdadeiras obras de arte. Além disso, são utilizadas tintas especiais para garantir um resultado de alta qualidade e durabilidade na pintura das moedas.
Embalamento
Uma forma prática e padronizada de embalar as moedas correntes é em rolos de papel. São fáceis de manusear e guardar. Os vários rolos de moedas são juntos e colocados em caixas de madeira, de forma organizada e segura, para garantir que as moedas são acondicionadas em perfeitas condições. Também podem ser embaladas em pequenos sacos de plástico. É uma alternativa igualmente prática, embora menos usual.
Nas moedas de acabamento especial, o processo de embalamento é realizado manualmente, seguindo um método ainda mais rigoroso e criterioso.
Cada moeda é verificada cuidadosamente, garantindo uma qualidade superior. Em seguida é colocada numa cápsula transparente para proteção, e acondicionada em estojo especial, acompanhada do respetivo certificado de garantia, do número de série individual, e de uma brochura informativa.
Este cuidado garante que todas as moedas são entregues sem qualquer tipo imperfeição e correspondem às expectativas dos colecionadores mais exigentes.
Publicações Relacionadas
-
Jogos de Infância — Arco e Gancheta
15 Dezembro 2022
-
Quantidades de moedas emitidas
30 Junho 2023
-
Casa da Moeda, em Paris, com a Equipa OlÃmpica Portuguesa
21 Agosto 2024
-
O ano de 2022 em revista
24 Fevereiro 2023
-
Portugal e o Oriente – A Arte da Porcelana
21 Novembro 2022
Publicações Relacionadas
-
Jogos de Infância — Arco e Gancheta
Há 2 dias
-
Quantidades de moedas emitidas
Há 2 dias
-
O ano de 2022 em revista
Há 2 dias
-
Portugal e o Oriente – A Arte da Porcelana
Há 2 dias