A moeda corrente comemorativa «Desenvolvimento Sustentável», desenhada pela gravadora numismática Carolina Ladeira, foi ontem apresentada ao público no átrio das oficinas da Casa da Moeda.
A sessão, que contou com a presença da autora, iniciou com uma elocução de boas-vindas de Duarte Azinheira, administrador executivo da Imprensa Nacional-Cada da Moeda (INCM), que realçou a importância da moeda, enquanto objeto pleno de significado simbólico e cultural.
Seguiram-se intervenções em torno do tema da Sustentabilidade por parte de António Ferrari, em representação da Organização das Nações Unidas, de Pedro Amaral Frazão, vice-presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, e de PatrÃcia Martinho, diretora de Sustentabilidade e Risco da INCM. A concluir a apresentação da moeda, houve ainda lugar para algumas palavras de Dora Moita, Presidente do Conselho de Administração da INCM, sublinhando que «a sustentabilidade é também a forma de estar da INCM no seu dia-a-dia».
Esta moeda comemorativa, com o valor facial de 2€, assinala os 10 anos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e conta com uma emissão limitada a 7500 exemplares com acabamento especial proof (prova numismática), 7500 exemplares com acabamento especial BNC (brilhante não circulada) e 500 000 unidades com acabamento normal.