Conheça o significado neste glosário dos termos mais comuns no âmbito de Numismática
Área do euro
Atualmente, o euro (€) é a moeda oficial de 19 dos 27 países da UE, que juntos constituem a zona euro, denominada oficialmente «área do euro».
Anverso
Entende-se por anverso a face nacional da moeda metálica de euro
BCE
Banco Central Europeu, instituído conforme o disposto no artigo 8.º do Tratado que institui a Comunidade Europeia e que dirige o SEBC.
Bordo
Espessura da moeda que pode ser liso ou lavrado de pequenos sulcos paralelos denominados serrilha. Também pode conter inscrições.
Brilhante não circulada (BNC)
Correspondente a moedas que apresentam o campo e os relevos uniformemente brilhantes. Estas são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos polidos.
Cunho
Peça fundamental no termo do complexo percurso da gravura numismática, com a qual se inicia o processo de produção de moeda metálica.
Curso legal das moedas de euro
Capacidade para ser utilizada como meio de pagamento num dado espaço territorial, tornando obrigatória a sua aceitação pelo valor nominal.
Cunhagem
Entende-se por cunhagem o processo mecânico pelo qual as moedas metálicas passam para serem gravadas
Denominação
Existem oito denominações diferentes – 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e 1 e 2 euros – e caraterizam-se por apresentarem uma face comum a todos os Estados-Membros e uma face nacional, identificativa do Estado emissor.
Discos metálicos
Os discos metálicos resultam do processo de fusão de diversas ligas metálicas e são essenciais ao processo de produção de moeda.
Eixo
Linha imaginária que se supõe passar no sentido horizontal ou vertical, pelo centro da moeda, indicando-se assim a relação entre si, da posição das duas faces. Algumas moedas, por lapso, têm eixo oblíquo.
Euro
Designação da moeda europeia adotada pelo Conselho Europeu, na reunião de Madrid de 15 e 16 de dezembro de 1995.
Elementos de segurança
Elementos do conhecimento público e/ou restrito, integrados na moeda de euro, para garantir a sua genuinidade.
Eurosistema
Termo que designa o BCE e os bancos centrais nacionais dos 19 Estados-Membros da UE que adotaram o euro.
Os 19 Estados-Membros que integram a UEM e que adotaram o euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Portugal.
Além destes países, também o Mónaco, São Marino, Vaticano e Andorra adotaram o euro como moeda oficial.
EUR
Abreviatura oficial da moeda europeia – euro, registada na Organização Internacional de Normalização (ISO).
ETSC (European Technical and Scientific Centre)
Centro de análise e classificação de contrafações de moedas de euro sedeado na Comissão Europeia, cuja missão é assegurar a análise/ classificação das contrafações com expressão a nível europeu, em articulação com os demais centros de análise sedeados nos Estados-Membros.
Face
Cada um dos lados da moeda ou medalha, denominados anverso e reverso, entendendo-se este o que se opõe ao que apresenta a imagem principal.
Falsificação de moeda
Diz-se falsificada, a moeda legítima e genuína cujo valor facial tenha sido objeto de alteração com a intenção de a pôr em circulação.
Flor de cunho (FDC)
Correspondente a moedas selecionadas pela qualidade de acabamento superficial provenientes das primeiras séries de cunhagem. Estas moedas são cunhadas sobre discos metálicos escolhidos e com cunhos novos.
Gabinete Nacional de Contrafação
O Gabinete Nacional de Contrafação é gerido pela Polícia Judiciária. Coordena, em Portugal, as investigações sobre a contrafação de notas e moedas. Reúne toda a informação que possa facilitar a investigação, a prevenção e a repressão dos delitos de contrafação de numerário.
Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM)
Sociedade anónima de capitais públicos, responsável pela produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado Português, como a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, onde se destaca o Diário da República.
Ligas metálicas
Ligas metálicas são misturas sólidas de dois ou mais elementos, sendo que a totalidade (ou pelo menos a maioria) dos átomos presentes é de elementos metálicos.
Limite de emissão
O número total de moedas que podem ser cunhadas. Por exemplo, um limite de emissão de 1.000 moedas, indica que só existe autorização para ser 1000 moedas.
Luc Luycx
Designer gráfico da Real Casa da Moeda belga, vencedor do concurso europeu para a obtenção dos desenhos da face comum das moedas de euro.
Moedas impróprias para retorno à circulação
Moedas em euro genuínas, rejeitadas durante o procedimento de autenticação, ou as moedas em euros cuja aparência tenha sido significativamente alterada.
Marcas de cunhagem
Marcas identificadoras das casas da moeda responsáveis pela cunhagem das moedas metálicas.
Microdots
Consistem num “picotado” no interior do mapa da face comum das denominações de 1 e 2 euros.
Numismática
Um termo usado para descrever o estudo ou coleção de moedas e moeda.
Numismata
Alguém que coleciona moedas.
Orla
A parte extrema da moeda, circularmente, em cada uma das faces. É nesta parte geralmente inscritas as legendas ou parte delas.
Poder liberatório
Capacidade que a nota e a moeda têm para solver débitos e, de modo geral, realizar pagamentos.
Processo de cunhagem
É o processo pelo qual as moedas passam para serem gravadas. Consiste na gravação de um desenho em ambas as faces de uma moeda, utilizando-se para o efeito um cunho.
Prova numismática (Proof)
Correspondente a moedas que apresentam o campo espelhado e os relevos matizados. Estas são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos foscados e polidos.
Reverso
Entende-se por reverso a face comum da moeda metálica em euro.
Valor facial
Valor pelo qual a moeda é colocada em circulação.
Valorização de moedas
Troca ou reembolso de moedas que se mostrem degradadas e incapazes para circular.