«Uma Moeda pela Paz», emitida pela República Portuguesa e desenhada por José Teixeira, escultor com diversas obras no espaço público e professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi apresentada no passado dia 15 de novembro, no Átrio das Oficinas da Casa da Moeda, em Lisboa.
O evento, aberto ao público, contou com a presença do autor da moeda, do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, de Ivanna Mandzyuk, trabalhadora da INCM, que deu o seu testemunho enquanto cidadã natural de um país em guerra (Ucrânia), e dos membros do Conselho de Administração da INCM, Dora Moita, Duarte Azinheira e Nuno Guerra Santos.
Com o valor facial de 2 euros, «Uma Moeda pela Paz» conta com uma emissão limitada a 500 000 exemplares com acabamento normal, 7500 unidades com acabamento especial BNC e 7500 com acabamento especial proof, apresentando na face nacional, no campo central, a esfera armilar e, à sua volta, a palavra “PAZ” inscrita nas 16 línguas oficiais dos 20 países que integram a área do euro, formando entre si uma estrela de 16 pontas.
«A Paz que, literalmente, guardaremos no bolso para que seja lembrada, que servirá de moeda de troca no espaço do euro e que, esperançosamente, traduzirá o propósito comum dos 20 países cujas 16 línguas oficiais foram inscritas nesta moeda. Uma moeda pela paz. É disso que se trata.», referiu André Moz Caldas no discurso com o qual encerrou a sessão.