Moeda
A atividade primordial da Casa da Moeda consiste em garantir a produção de moeda metálica para o Estado português, atendendo à s necessidades de circulação monetária. Este compromisso inclui também a produção de moeda para outros paÃses, como parte da estratégia de internacionalização, bem como a cunhagem de moeda comemorativa, corrente e de coleção, destinada a fins numismáticos e de colecionismo, promovendo a celebração de eventos, efemérides e personalidades.
É na Casa da Moeda que, através da «cunhagem», recorrendo a poderosas prensas capazes de exercer uma força que pode ir até às 300 toneladas por pancada, se transformam pequenos discos metálicos em moedas.
Porém, as moedas só passam a ser dinheiro a partir do momento em que são colocadas em circulação pelo Banco de Portugal. Cunhar uma moeda comemorativa é sempre um orgulho para todos os que trabalham na Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Uma moeda, faz parte dos objetos que usados no dia a dia.
Este pequeno objeto, geralmente feito de metal, geralmente circular e espalmado, tem 6 caraterÃsticas muito importantes que são muitas vezes um desafio para a Casa da Moeda.
-
-
- Durabilidade (são resistentes)
- Portabilidade (são pequenas)
- Aceitabilidade (dão-nos confiança)
- Limite de emissão (o controlo sobre a quantidade permite que o seu valor se mantenha)
- Divisibilidade (podem ser trocadas por outras moedas de valor inferior)
- Uniformidade (obedecem a modelos standard)
As moedas são uma importante fonte de conhecimento e umas boas contadoras de histórias, senão veja-se:
-
-
- História polÃtica: situam reinados e eventos importantes no tempo.
- Economia: refletem valores e crises económicas.
- Arqueologia: situam no tempo achados e locais históricos.
- História da Arte: são testemunhos da evolução dos estilos.
As moedas passaram a ser utilizadas intencionalmente para deixar registados factos, temas ou figuras tão importantes que merecem permanecer cunhadas para sempre num objeto com estas caracterÃsticas. A moeda é uma embaixadora silenciosa, levando os temas inscritos nas suas faces a várias geografias e épocas da história.