A cunhagem de moeda corrente tem como principal objetivo satisfazer as necessidades de circulação monetária no Estado português, é uma atividade com sete séculos e uma missão que faz parte da identidade da Casa da Moeda.
Com o aparecimento do euro em 2022, houve uma “revolução” no sistema monetário europeu, representando um desafio para a Casa da Moeda, vencido com êxito, que elevou a empresa a um novo patamar de qualidade e respeitando os mais exigentes padrões internacionais.
Por norma, a Casa da Moeda cunha, anualmente uma* moeda de 2€, corrente comemorativa, que se distingue das restantes pela face nacional alusiva à efeméride que comemora, sendo a moeda de acabamento normal colocada em circulação pelo valor facial e a emissão em acabamento BNC e Proof, comercializada como as restantes moedas de acabamento especial, estas últimas vêm em embalagens especiais e devidamente certificadas.
Quer saber mais sobre o vários tipos de acabamento das moedas? Leia este nosso artigo.
* Podem ser duas, se autorizado pela Comissão Europeia, quando uma delas corresponde a um tema comum e comemorado por todos os paÃses.