A moeda de coleção dedicada à pintora Paula Rego (1925-2022), que inaugura a nova série «Artistas Plásticos Portugueses Contemporâneos», foi ontem apresentada ao público na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Desenhada pela joalheira Catarina Silva, a moeda apresenta no anverso o retrato da artista com a frase «Deixa-me pintar-te uma história» e, no reverso, elementos inspirados na sua obra O Anjo (1998).
A sessão contou com uma mesa-redonda sobre a moeda e o percurso artÃstico de Paula Rego, com a participação de Manuel Costa Cabral, curador da série «Artistas Plásticos Portugueses Contemporâneos», de Rita Assis, diretora de Marketing e Canais da INCM, e da autora da moeda.
Esta moeda, com o valor facial de 10€, conta com uma emissão limitada a 4000 exemplares em prata 925 ‰ com acabamento especial proof (prova numismática), disponÃveis nas lojas fÃsicas da INCM, em Lisboa, Porto e Coimbra, bem como na sua loja online.
Paula Rego foi uma das mais importantes artistas portuguesas do século XX e deixou uma marca indelével na história da arte nacional e internacional, com uma linguagem artÃstica única, onde combinou elementos do surrealismo, realismo e simbolismo.
Além da sua abordagem inovadora à arte narrativa, a artista utilizou a sua obra como ferramenta de comentário social e polÃtico, sendo disso exemplo a sua série sobre o aborto, na década de 1990, onde abordou a luta pelos direitos reprodutivos, dando voz à s mulheres em situações de vulnerabilidade.
A sessão de apresentação da moeda contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. LuÃs I