A série de moedas de coleção dedicada à «Azulejaria Portuguesa», composta por cinco peças em prata 999‰ com acabamento proof, foi apresentada no dia 17 de dezembro ao público na Biblioteca da Imprensa Nacional.
Criadas pelo designer Eduardo Aires, as moedas, em formato quadrado e com pequenas incrustações cerâmicas em zircónia pigmentada nas tonalidades de cada período, numa reinterpretação dos principais atributos da azulejaria portuguesa dos séculos XVI ao XX, resultam de um projeto que envolveu os profissionais da Casa da Moeda, o Museu Nacional do Azulejo e a Universidade do Minho.
Durante a apresentação, ouviu-se o testemunho dos vários intervenientes nas diferentes fases do processo sobre a forma como foi possível conciliar os aspetos histórico, científico, criativo, tecnológico e produtivo, que resultaram na criação desta original coleção de moedas.
O conjunto de cinco moedas com valor facial de 5 euros é disponibilizado exclusivamente em estojo, numa edição limitada 3 000 unidades, não existindo venda individual das mesmas.