A moeda comemorativa do 200.º Aniversário do Nascimento de Camilo Castelo Branco foi ontem à tarde apresentada numa sessão aberta ao público na Biblioteca da Imprensa Nacional, sendo uma homenagem à obra, à vasta produção literária e ao impacto cultural de um dos mais importantes autores da literatura portuguesa.
A sessão ficou marcada pela participação de Duarte Azinheira, Administrador Executivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, autoras de Camilo Castelo Branco Amores de Perdição, e Ivo Castro, coordenador da Edição CrÃtica de Camilo Castelo Branco.
Esta moeda, concebida por Pedro Carvalho, tem o valor facial de 5€ e conta com uma emissão limitada a 1500 moeda de ouro 999‰ com acabamento especial proof (prova numismática), 3000 moedas em prata 925‰, também em proof, e 30 000 unidades em cupronÃquel com acabamento normal.
Camilo Castelo Branco foi e continua a ser uma figura central da literatura portuguesa, cuja obra, nos dias de hoje, continua a ser recomendada, estudada e lida. Camilo Castelo Branco é um autor prolÃfico e de estilo inconfundÃvel, que se destacou pela sua intensidade emocional, crÃtica social e domÃnio da lÃngua, espelhando perspicazmente os conflitos morais e sociais do seu tempo.