A Coin Conference, um dos maiores encontros internacionais ligados à moeda, que reúne mais de 200 delegados de diversos paÃses, entre eles lÃderes de bancos centrais, casas da moeda e outros especialista do setor, realiza-se pela primeira vez em Portugal, no hotel InterContinental, em Lisboa, de 28 a 30 de outubro.
A conferência tem sido realizada regularmente em várias cidades do mundo com o propósito de partilhar conhecimentos e boas práticas, debater a inovação e os diversos aspetos ligados à produção, emissão e circulação de moeda corrente e comemorativa, assim como promover a sustentabilidade do sector.
A sustentabilidade será, aliás, um dos temas centrais, com sessões sobre o impacto ambiental das moedas, como evitar o desperdÃcio e melhorar a eficiência. Vários painéis abordarão também as novas tecnologias utilizadas na produção de moedas, como o uso de robótica, inteligência artificial e técnicas de gravação a laser.
A receção oficial dos participantes na conferência aconteceu ontem, ao final do dia, na Casa da Moeda, permitindo à INCM compartilhar conhecimento, fortalecer parcerias e reafirmar-se no mercado.
A INCM também participará nas discussões​, nomeadamente com uma palestra por Bruno Patrão sobre o futuro da identificação única para metais preciosos, durante a qual apresentará a tecnologia Uniquemark, uma inovação que promete revolucionar a marcação e autenticação de metais preciosos, proporcionando maior segurança e rastreabilidade.