As aguardadas moedas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril foram oficialmente apresentadas ao público no dia 22 de abril, num evento marcante realizado no átrio das oficinas da Casa da Moeda. O designer Henrique Cayatte assina estas peças únicas, que incluem uma moeda corrente e uma moeda de coleção, ambas carregadas de simbolismo.
A cerimónia contou com a distinta presença do coronel Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, e do próprio autor, Henrique Cayatte, que partilhou o processo criativo por trás destas obras. As moedas exibem uma representação estilizada de um cravo, composto por 50 arcos não concêntricos, além de incluir o icónico poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, evocando a Revolução dos Cravos.
Ao longo do evento, o ator e encenador Paulo Campos dos Reis emocionou a audiência com a recitação de poemas de diversos autores, como David Mourão-Ferreira, Manuel Alegre e António Gedeão, estabelecendo uma ligação profunda entre arte, literatura e a revolução que marcou um novo capÃtulo na história de Portugal.
A arte da medalhÃstica também teve destaque, com a apresentação da medalha comemorativa concebida pelo escultor José Aurélio, dedicada ao 50.º aniversário do 25 de Abril. A historiadora Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, também marcou presença no evento.
Por fim, a sessão foi inaugurada e encerrada por Duarte Azinheira e Dora Moita, Vogal e Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), destacando a importância das moedas como veÃculos de preservação cultural e dos valores democráticos conquistados com o 25 de Abril.